NEWS: Jardim Dona Flor 2022

Desenhado com primor para encapsular beleza atemporal e um encanto sofisticado, o Jardim Donaflor 2022 é uma ode ao bem estar e à serenidade…

O conceito Jardim Dona Flor, elaborado pela arquiteta Juliana Pippi, tem uma experiência e sensação única sobre a arte dessa tradição milenar Oriental.

O impactante Gazebo Shoji, desenhado por Juliana, foi o elemento arquitetônico que norteou o conceito do Jardim DonaFlor. A estrutura foi inspirada nos tradicionais shoji, painéis ou portas de correr vazados, que permitem a entrada suave da luz.

O Jardim é pontuado por elementos que fazem referência à cultura oriental. Na parede, há tradicionais amarrações de omikuji, e, complementando o cenário lúdico, observamos floreiras de tamanhos distintos contendo kokedamas de bonsai e tsurus gigantes suspensos pelo espaço.

O tom verde concede ao Jardim a aura de frescor e carrega forte apelo simbólico: representa saúde, equilíbrio e harmonia.

Jardim zen

O propósito do jardim zen está diretamente relacionado aos valores do projeto Jardim Donaflor: relaxar e recarregar energias do corpo e mente; uma pequena fuga em meio ao caos de nossas vidas cotidianas.

É composto por elementos específicos, como areia, pedras e objetos para o manuseio do jardim. Os desenhos resultantes da prática imitam o movimento da água e são comparados à fluidez dos acontecimentos da vida.

758A9776

Omikuji

São pequenas tiras de papel amarradas. Também conhecido como “papel da fortuna“, “papel da sorte” e “loteria sagrada“, o “omikuji” é muito apreciado pelos orientais. Tradicionalmente, os dizeres escritos no papel é tratado como um conselho (ou um aviso) dos próprios deuses.

TSURU

Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado uma ave sagrada do Japão.

É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

MESA LATERAL ISHI - Estúdio plume

Dentre eles, a pedra é um dos elementos mais importantes na construção de um jardim japonês, utilizados em caminhos e percursos, que representa o sentido de conhecimento, longevidade, eternidade e evolução, além de sua beleza estética e função.

Se buscou traduzir a força do simbolismo da pedra do jardim japonês, de forma sutil e delicada, fazendo um diálogo com o verde da área externa, com a natureza, e assim, criar um espaço agradável de pausa, descanso e contemplação no cotidiano corrido de hoje.

Coleção SAGANO - Henrique Schreiber

O nome Sagano é uma referência à floresta de Bambus de Sagano, no Japão, uma das mais fortes referências visuais e culturais que utilizamos durante o processo criativo, que representa uma parte simbólica de toda a complexa cultura japonesa.

O estudo pôs luz sobre características da marcenaria japonesa, como precisão, simplicidade eficiente e serenidade, além da busca por refletir sobre os valores culturais desse povo.

Os pés são elementos-chave: maciços, robustos e em formato oblongo; dão o tom para todo o desenho. Sobre eles, a estrutura em madeira maciça é cuidadosamente paginada para formar um tablado sobre o qual almofadas soltas e macias ao estilo futon possam ser dispersas livremente conforme a necessidade.

MESA LATERAL DOBRA - Lattoog

O conceito da mesa Dobra, era ser semelhante à um grande Origami. Origami é a técnica milenar japonesa de criar dobraduras em papéis (“ori” significa dobrar e “kami’ significa papel). Devido a essa relação tão estreita com a arte do Origami, esta peça recebeu o nome de Mesa Dobra.

CADEIRA OBI - YUKIHIRO YAMAGUCHI

O kimono é uma vestimenta tradicional e o “Obi”, faixa do kimono, é o mais importante e belo componente. A seleção do tecido, o tingimento de cores vivas, o bordado delicado e as formas de amarração indicam a circunstância de uso, mostram a preocupação com a outra parte e permitindo a compreensão da singularidade desta cultura. A faixa que abraça a estrutura e as cordas na linha Obi promovem a experiência de sentar com confortavelmente numa peça leve e delgada.

POLTRONA IRUPÉ - REJANE CARVALHO LEITE

Assim chamada pelos índios Tupi Guarani – Irupé é a Vitória Régia, planta aquática e símbolo exuberante da Amazônia. Ao desenhar a poltrona, Rejane buscou uma boa ergonomia, que ofereça um sentar despojado e envolvente, através das linhas curvas e fluidas. Uma peça de grande dimensão, porém com visual leve como se estivesse flutuando, tal qual a planta fonte desta inspiração.

PUFE ORLA - LATTOOG

As formas da natureza servem de inspiração para os designers da Lattoog. Neste caso, as pedras esculpidas pela força das águas, os seixos rolados encontrados em orlas do rios, conduzem processo de criação desta peça. Com assento estofado com farta espuma e um revestimento externo de macramé de cordas náuticas, o pufe Orla traz para o ambiente da casa um elemento com forte referência da natureza.

LUMINÁRIA EMON - Yukihiro Yamaguchi

Emon-kake significa pendurador de kimono. O pendurador de kimono é um instrumento que personaliza o senso estético japonês e pode servir como uma peça de mobiliário para dispor e armazenar o kimono sem amassá-lo. Nos dias de hoje é mais usado como um item ornamental. Na luminária a tela tensionada representa o kimono elegantemente posicionado, sem excessos de estruturas roubando sua presença.

Mais conteúdos

Studio Pedrazzi

Criado pelo renomado designer Luiz Pedrazzi, o Studio Pedrazzi busca, por meio de suas criações, unir arte e design em

ler mais »
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver os itens que está procurando.