Designers

Um time expressivo em nossa coleção.

André Ferri usa como ponto de partida a madeira como matéria prima. Arquiteto e marceneiro são suas formações, mas a vocação de designer veio pela paixão à microarquitetura e pela criação de mobiliário. Foi neste nicho que André encontrou liberdade para se envolver diretamente no processo de fabricação. “Considero como foco principal do meu trabalho o desenvolvimento de peças que levem a madeira como protagonista, sobretudo buscando um diálogo com outros materiais”. -André Ferri.

Niccolò Adolini conheceu Daniel Simonini no Rodolfo Dordoni Studio em 2011. Em 2012, os jovens designers abrem seu próprio estúdio em Milão, ADOLINI + SIMONINI, colaborando com várias empresas das indústrias de exteriores, móveis, iluminação e banheiros. Atualmente, o estúdio trabalha em Milão e em São Paulo, desafiando-se em diferentes projetos que envolvem empresas e culturas de ambos os países.

ALVA Design é formado pelos irmãos Susana Bastos e Marcelo Alvarenga. A partir do prazer comum em criar e desenhar, surgiu a vontade de unir estas vivências distintas através do design. Os projetos e produtos da ALVA são fruto do encontro destes dois olhares, o arquitetônico e o artístico, e para além da racionalidade e funcionalidade usuais, exploram o inusitado, as novas funções e uma expressiva materialidade.

Ela é arquiteta. Suas peças vêm de sua fascinação pela luz e pelo poder que ela tem de transformar um ambiente. Um trabalho de muitas cores e simetria, com um toque minimalista e funcional.

Para Bruno, há muita ciência, técnica e expertise envolvidos, mas a emoção continua sendo o fator determinante na hora de compor espaços para ser, haver, estar e se inspirar. Bruno Carvalho, um dos nomes mais pulsantes de sua geração, conta pouco menos de 40 anos de idade, sendo metade deles dedicados à carreira estelar cuja gênese foge ao lugar comum.

Bruno Faucz é catarinense, formado em Design de Mobiliário e pós graduado em Design de produtos no Curso Master Design Internacional. Apaixonado pela sua profissão, Bruno brinca que praticamente já nasceu com papel e lápis na mão.
Em 2013 iniciou o próprio Studio de Design e então foi convidado para expor nas semanas de Design em SP, NY e Paris. Em 10 meses, Bruno atingiu mais de 30 publicações em revistas do setor de Casa e Decoração. Ele ganhou destaque e reconhecimento entrando para o livro “Design Brasileiro de móveis” que conta com as principais obras de assentos entre 1928 à 2013.
“O que acho mais fantástico no design é que buscamos o intangível, o sentimento, desejos e necessidades e transformamos em algo palpável, que em algum momento trará beneficio a alguém, seja material, físico ou emocional”, explica.

Formada pela Universidade Federal do Paraná, Daniela Ferro dedica seu trabalho à criação de mobiliário de destaque nacional. Suas peças possuem ideias fundamentadas em tendências e pesquisa de mercado. Utiliza materiais sustentáveis e direciona seus produtos para o mercado de luxo e alta decoração.

Estúdio Dentro

Francesco Lucchese, arquiteto e designer, nasceu em Messina, Itália. Colabora como diretor artístico e consultor de negócios para empresas de renome internacional. Leciona para Politecnico di Milano, na Faculdade de Design, com muitas participações em workshops e conferências como palestrante em países estrangeiros como Suíça, Rússia e China. E é membro importante do comitê de direção da Italian Design Association ADI.

Paulista que cresceu em Belo Horizonte, Minas Gerais onde aprendeu a ver a arquitetura, o folclore e a arte de forma lúdica e intimista. Na infância frequentava a faculdade de Belas Artes com sua mãe e de forma natural do desenho e da pintura. Especialista em pós modernidade e Gestor do Design pela Universidade Estadual de Londrina trabalha como arquiteto e designer desde 2000. Fabricio Roncca busca o equilíbrio entre os materias e a memória afetiva em suas obras. Tem como principal fonte de inspiração a arquitetura brasileira.
“Sempre opto por novas formas e novos conceitos em minhas criações. Vejo o mobiliário como um edifício em escala reduzida com forma, função e materiais apropriados”. –Fabricio Roncca.

Guilherme Wentz é designer de objetos e mobiliário e em 2012 fez sua estreia no design autoral. Com 26 anos, é formado em Design de Produto pela Universidade de Caxias do Sul e logo em sua estreia recebeu os prêmios IDEA Brasil, Brasil Design Award e o renomado selo alemão iF Design Award. Guilherme tem peças à venda no Museu de Arte Contemporânea de Chicago e já prepara novas coleções.

O designer italiano Giorgio Bonaguro é apaixonado pelo Brasil, diz gostar das cores, do calor e do jeito das pessoas. Com traço elegante e de linhas simples, Bonaguro está sempre em busca da melhor combinação entre seu estilo e novos materiais. Apresentando formas simples e geométricas, o designer busca por diferentes inspirações na hora de criar. Seu trabalho e pesquisa pessoal abrangem vários segmentos, como o design mobiliário, design industrial, interiores, embalagens e light design.

Nascido no Rio de Janeiro em 1987, vive atualmente em Milão. Se formou em Desenho Industrial pela PUC-Rio e fez Mestrado no Instituto Marangoni. Recentemente, foi premiado como Designer da Nova Geração do Ano pela Wallpaper e pela Officine Panerai. Seu interesse pelas artes começou logo jovem com desenhos, pinturas e brinquedos de construção que naturalmente se tornou sua profissão.

 

É conhecida por suas peças de porcelana que parecem líquidas e, trouxe também seus trabalhos coloridos, que remetem à organicidade do material. Os vasos têm formatos irregulares e parecem fluidos, ao invés de sólidos. 

Seu estilo marcante e atemporal resulta em desenhos de formas simples e sofisticadas, sempre aliados às necessidades e particularidades de cada trabalho. A escolha da matéria-prima também é prioridade em seus produtos. Utiliza materiais autênticos e, por vezes, inusitados, o que confere identidade e alma às peças criadas. 

LATTOOG: fusão entre os nomes dos sócios, o arquiteto Leonardo Lattavo e o designer Pedro Moog, têm como proposta uma experiência inovadora em design e arquitetura, marcada pela pluralidade de duas formações diferentes mas complementares.
Peças funcionais com linhas harmônicas, ora orgânicas e sinuosas, ora geométricas e rascantes. Utilizando elementos valiosos à nossa cultura, como tacos de madeira, azulejos estampados, gradis das casas de subúrbio, e os grafismos dos calçadões de pedra portuguesa, a Lattoog abre caminho em direção à internacionalização do design brasileiro sem perder sua ginga carioca.

O Designer Del Savio desenvolve trabalhos desde 2008 em grandes industrias brasileiras. Ele acredita que o mobiliário precisa causar algum tipo de emoção ao usuário, utilizando-se da funcionalidade e elegância, porém sem destoar do todo. Suas composições passam pureza e simplicidade, destacadas pelo desenho contemporâneo e linhas modernas.

A dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro usam em suas inspirações materiais como madeira, vidro, acrílico e fórmica. Procuram sempre a alta tecnologia e demais técnicas que se adequem à forma desejada.
André nasceu em Porto Alegre, estudou medicina e trabalhou por 10 anos no ramo da moda, com sua loja de roupa feminina. Posteriormente se encontrou com a área de criação e se apaixonou pelo design de móveis e objetos para desenvolver seu trabalho e consolidar sua carreira.
Já Guilherme, se formou em Belas Artes e comunicação em Nova York, atuando no mercado de publicidade e design durante 10 anos. Trabalhou como designer em Milão e como diretor de arte em Nova York. Voltou ao Brasil para abrir sua agência e assim desenvolveu sua primeira linha de móveis em 2003.
São responsáveis pela criação e coordenação geral dos projetos do Nada se Leva.

Ela é arquiteta, designer e artesã. Trabalha o design com ancestralidade, abrindo horizontes artísticos por meio da territorialidade da cultura local. Em seu trabalho, a gaúcha reúne todas essas expertises sob um olhar contemporâneo e delicado.

 

 

A infância no interior e o legado de Lina Bo Bardi, os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam na obra de Paulo Alves. O resultado é uma legítima expressão do design brasileiro.

Formada pela Universidade Federal do Paraná, Daniela Ferro dedica seu trabalho à criação de mobiliário de destaque nacional. Suas peças possuem ideias fundamentadas em tendências e pesquisa de mercado. Utiliza materiais sustentáveis e direciona seus produtos para o mercado de luxo e alta decoração.

A inquietude e curiosidade a levaram a se profissionalizar em uma área que explorasse uma conectividade criativa com o mundo. Foi então que encontrou na arquitetura e no design uma maneira de extravasar seus sentimentos de forma produtiva e prazerosa.
Natural de Porto Alegre, formada em 1995 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ritter dos Reis. Porém em 2001 acabou seduzida pelo design. Assim, projetar para indústria passou a ser seu novo objetivo.
Seu trabalho une racionalismo e intuição estética utilizando as tecnologias de ponta para obter um produto atemporal.

Trabalha quase 16 anos com mobiliário, mantendo-se sempre atualizado quanto a materiais e técnicas para desenvolver seus móveis. Autodidata e artista plástico, tem uma visão ampla de todo mercado. Ao morar por um tempo na Europa e Oriente Médio, trouxe inspirações mediterrâneas além de incorporar as cores e a simplicidade nórdica às suas inspirações.

 Rodrigo Ohtake está sempre em busca de um estilo próprio. Apaixonado por cores e formas livres, vem fazendo seus próprios projetos junto com a experimentação, a presença do trabalho manual e a busca constante de novos materiais que são características essenciais do trabalho desse artista.

Mais que função o Design tem o poder de abrigar história, memória e laços afetivos. É dessa percepção – forrada com a essência da brasilidade – que o designer mato-grossense Sérgio Matos se abastece e nutre o desenvolvimento de produtos de mobiliário e decoração.

A suite arquitetos é um escritório especializado em criar projetos personalizados pela constante inovação na elaboração dos mínimos detalhes por meio de frequente pesquisa de tecnologias de ponta, design e arte.

Suka Braga

Suka Braga atua como designer há vinte anos, participou de diversas exposiçoes e mostras na América do Sul, Europa e América do Norte. Compreende o design como um processo interdisciplinar, propondo-se pensá-lo sob distintas poéticas.

A dimensão artística e estética das suas criações encontra no gesto do silêncio a delicadeza para expressar o repouso das formas e das cores no espaço.

A escolha dos materiais está intimamente ligada ao seu cuidado com os processos de produção: da sabedoria do artífice, ela extrai a unicidade das peças e das tecnologias sustentáveis são estruturadas as redes para uma economia solidária.

Vinicius Siega é designer de produtos laureado pela Universidade de Caxias do Sul, com extensões em design de interiores e design gráfico. Trabalhou para grandes marcas de móveis, onde obteve experiências em design estratégico, branding, processos fabris de alta escala e mercados de consumo.

Desde 2015 estabeleceu seu próprio estúdio de design, iniciando um envolvimento mais aprofundado em todas as etapas dos processos de criação, enquanto estabelece seu trabalho autoral. Em seu primeiro ano, recebeu quatro Prêmios Bornancini de Design, tradicional premiação gaúcha.

Vinicius Siega